Alemanha chega a 1 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in
Incentivos, bônus e ampliação das estações de carregamento são responsáveis pela expansão dos eletrificados no país
Maior economia da Europa, a Alemanha já atingiu um marco importante na expansão da mobilidade sustentável. Não há como desprezar a marca de 1 milhão de carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) que a frota em circulação no país alcançou neste mês. O anúncio veio de Peter Altmaier, ministro da Economia, nas páginas do jornal local Der Tagesspiegel.
A meta, “que todos consideravam inalcançável”, estava mesmo fixada para 2020. Também por culpa da pandemia, sofreu alguns atrasos: Mas “apenas por seis meses”, lembra com orgulho Altmaier. Quem merece o crédito por todo este sucesso?
Em primeiro lugar, os incentivos de compra. Lançados em junho de 2016, eles já ajudaram os motoristas a comprar mais de 530.000 veículos com uma quantia combinada de cerca de 2,1 bilhões de euros. “E no primeiro semestre de 2021 – explicou o ministro alemão da Economia – foram utilizados mais bônus do que no ano anterior, num total de 1,25 bilhão de euros”.
Cerca de metade dos automóveis financiados em 2020, com um preço de tabela não superior a 40.000 euros, são totalmente elétricos (com um bônus até 9.000 euros), enquanto os restantes 50% são representados por híbridos plug-in (6.750 euros). A próxima meta estipula 7 milhões de carros eletrificados em circulação até 2030. Ou talvez até 10 milhões. A Alemanha também pretende estimular a produção de baterias, criando outros 20.000 empregos.
Do InsideEVs