Alta no setor automotivo no Brasil rebate onda de pessimismo, diz Rafael

Rafael fala aos trabalhadores na Ford, em São Bernardo, durante assembleia

A onda de pessimismo sobre o desempenho do setor automotivo no País foi rebatida pelos números divulgados pela Anfavea – sindicato das montadoras – e a Fenabrave – entidade que representa as concessionárias.

Segundo a Anfavea, a produção de veículos subiu 16,9% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, com a fabricação de 281,5 mil unidades entre automóveis de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Já as vendas de comerciais leves, caminhões, ônibus e automóveis atingiram 259.357 unidades em fevereiro, alta de 10,32% ante o mesmo mês de 2013, informou a Fenabrave.

Se consideradas as vendas de todos os segmentos, incluindo motos e implementos rodoviários, por exemplo, a alta foi de 12,73%, com 393.159 unidades comercializadas.

Expectativas

Para o presidente do Sindicato, Rafael Marques, os números relacionados às vendas e à produção são indicadores importantes para os metalúrgicos do ABC.

 “Os dados comprovam que podemos ter um bom ano no setor”, comemorou. “Por isto mantenho meu alerta contra o pessimismo”, prosseguiu.

 “Como a economia também é feita de expectativas, se trabalhadores e empresários se deixarem contaminar, o pessimismo pode afetar a economia e aí será o caos para todo o mundo”, advertiu Rafael.

 “Para combater essa ideia, em todas as assembleias que realizei nas portas de fábricas da base nas últimas semanas, insisti para a companheirada no papel que o Sindicato desenvolve no sentido de manter a região protegida”, disse.

Rafael lembrou que os dados divulgados agora acompanham a curva dos anos anteriores.

 “Por isso é gratificante ter em mãos informações que comprovam que o Sindicato estava correto ao contestar a má atuação do setor automotivo”, afirmou.

 “Porém, volto a alertar que se todo o mundo acreditar neste pessimismo plantado na imprensa, as coisas de fato não serão boas”, insistiu o presidente do Sindicato.

“Vamos esperar para ver o que vai acontecer em março, já que temos lançamentos importantes na área, como o UP!, da Volks, por exemplo”, finalizou Rafael.

Da Redação