Apple busca montadoras parceiras para projeto de automóvel
Estratégia da empresa se assemelha com a do iPhone: focar no design e deixar a fabricação para um parceiro
A Apple tem uma abordagem testada e comprovada para o lançamento de produtos: a empresa projeta internamente, obtém seus próprios componentes e trabalha com um fabricante terceirizado para montá-los para a venda. Como a gigante de tecnologia estuda uma incursão no mercado automotivo, poderia adotar uma estratégia semelhante – trabalhar com um fabricante terceirizado menos conhecido -, já que as negociações com algumas montadoras de peso não avançaram.
Para fabricar um veículo, a Apple tem três opções: parceria com uma montadora existente; construir suas próprias fábricas; ou se associar a um fabricante terceirizado, como Foxconn ou Magna International. A empresa com sede em Cupertino, Califórnia, conversou com fabricantes de automóveis, como a Hyundai Motor, mas as discussões não deram resultado.
Nesse cenário, a Apple desenvolveria um sistema autônomo para o veículo, o design interno e externo e a tecnologia de bordo, deixando a produção final para a montadora. Tal negócio basicamente pediria a uma fabricante de automóveis existente que abandonasse sua marca e se tornasse uma montadora terceirizada para um novo rival.
De fato, as conversas entre a Apple e a indústria automobilística parecem ter emperrado nos últimos meses. Hyundai e Kia confirmaram conversas sobre o desenvolvimento de um carro elétrico, mas recuaram logo depois. A equipe de carros autônomos da Apple se reuniu com representantes da Ferrari no ano passado, mas as conversas não avançaram. Em fevereiro, a Nissan disse que não estava em negociações com a Apple.
Da Exame