Ascensão dos carros elétricos impulsiona novas modalidades de seguros

Soluções como garantia estendida e recarga de emergência são ferramentas para elevar a confiança do consumidor na tecnologia

O crescimento da frota de veículos elétricos no mundo e no Brasil tem impulsionado modelos de negócio que vão além da venda de veículos, como o desenvolvimento do mercado de eletropostos e o mercado de seguros automotivos, com produtos exclusivos para carros elétricos e híbridos.

Existem pelo menos dois tipos de produtos. O seguro de casco oferece proteção contra roubos, acidentes, danos a terceiros e assistência 24 horas – com foco nos elétricos. Algumas seguradoras contam com suporte adequado para recarga do motor a energia, em caso de emergências.

A nova opção é a garantia estendida para veículos com a tecnologia, uma proteção para as peças de fábrica, com exceção dos itens que tem desgaste natural (como o motor movido à bateria, com vida útil de 10 anos). O mercado de seguros para carros híbridos e elétricos ainda é novo, mas tem grande potencial, acompanhando a tendência de evolução do próprio mercado de carros com a propulsão alternativa.

Segundo a Associação Brasileira de Carros Elétricos (ABVE) foram vendidos quase 20 mil veículos movidos à bateria no ano passado. Com o aumento da frota, há também aumento da procura por produtos relacionados.

Do Automotive Business