Assuma compromissos com a criança e o adolescente

O primeiro painel da 3ª Jornada Cidadã será realizado nesta sexta-feira na Sede do Sindicato, a partir das 18h. Representantes dos movimentos sindical e social, do governo, da Assembléia Legislativa e de ONGs debatem "O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes".

Painel de debates sexta-feira na Sede

O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é o tema de painel que acontece nesta sexta-feira, na Sede do Sindicato, num dos eventos da 3º Jornada Cidadã.

Marco Antonio da Silva, o Marquinhos, coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo, afirma que o combate a pontos de exploração sexual de crianças no Centro de São Bernardo é um dos resultados mais importantes que a jornada conseguiu.

“A jornada acionou o Ministério Público, que denunciou a rede de exploração sexual de crianças no entorno do terminal Ferrazópolis, em São Bernardo. Muita gente foi presa e o poder público municipal foi obrigado a criar um programa de atendimento às vítimas”, conta Marquinhos.O programa, no entanto, ainda não está pronto.

O engajamento de outras entidades à jornada e sua expansão neste ano para Osasco, segundo Marquinhos, também mostra a força da jornada. Uma destas entidades é a Universidade Metodista que, com apoio do Sesi, irá fazer uma pesquisa inédita sobre trabalho infantil, uso de drogas e exploração sexual da criança e do adolescente na Grande São Paulo.

“Será o primeiro retrato sobre essa situação e esperamos que ela dê origem a um observatório sobre o tema na região metropolitana”, revela Marquinhos. Também entraram na organização da jornada o Sindicato dos Comerciários de Osasco, a CUT São Paulo, Projeto Travessia, a Pastoral do Menor do ABC e a Igreja Metodista.

Expansão – Outra perspectiva é a jornada ser reproduzida em outros Estados, como o Espírito Santo, diz Rosi Machado, diretora do Sindicato. “Entidades de lá mostraram interesse num evento dessa natureza, que junte o movimento sindical ao movimento social”, enfatiza.

Neste ano também haverá a participação de uma entidade internacional num dos panéis, a Gurises Unidos (crianças unidas), de Montevideu, Uruguai.

Depois da Sede do Sindicato, acontecerão debates no Sindicato dos Bancários de Guarulhos (dia 9 de junho), Sindicato dos Comerciários de Osasco (23 de junho) e Sindicato dos Químicos de São Paulo (13 de julho), todos a partir das 18h.

Quem estará na Sede

A atividade da Jornada Cidadã desta sexta-feira começa com uma concentração às 16h na Matriz de São Bernardo, de onde sai caminhada à Sede do nosso Sindicato, onde será realizado o debate a partir das 18h.

Estarão presentes Elizabete Vieira Gomes, do Conselho Nacional de Enfrentamento à Violência e ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Vera Lucia Acayaba Toledo, promotora da Infância e da Adolescência de São Bernardo;  representante do Projeto Camará, programa de atendimento às vítimas de abuso sexual de São Vicente; representante da Assembléia Legislativa de SãoPaulo; e um representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.