Audência debate falta de creches
O Conselho Tutelar de São Bernardo e o Ministério Público realizam hoje uma audiência pública para discutir a falta de vagas em creches municipais, que tem deixado milhares de crianças fora da escola. Audiência será no Teatro Cacilda Becker (Paço) às 19 horas.
Uma ação civil pública que está em fase final obriga a Prefeitura a abrir 8.200 vagas em creches.
Os vereadores de oposição denunciam que a Prefeitura, mesmo sofrendo esse tipo de processo, não constrói nenhuma creche nos últimos oito anos.
Cleusa Padilha Santiago, do Conselho Tutelar, disse que a política da Prefeitura, desde o ano passado, tem sido a realização de convênios com creches particulares.
Ela comentou que a Secretaria da Educação não informa o total de vagas abertas. “Esperamos que isso aconteça durante a audiência, para sabermos com clareza quantas vagas ainda precisam ser criadas para dar conta da demanda”, afirmou Cleusa.
A estimativa é que existam cerca de 5.000 crianças fora das creches.
Os vereadores também questionam a terceirização do atendimento, com a realização de acordo com as creches particulares. “Isso indica que o dinheiro repassado seja insuficiente para atender a todas as necessidades das crianças”, concluem os vereadores.