Avançando no Brasil, BYD pode se tornar maior produtor global de baterias

Enquanto se destaca na produção de veículos elétricos, empresa chinesa também ameaça a atual líder global em baterias CATL

Na semana passada a BYD celebrou a liderança global nas vendas mensais de carros elétricos e híbridos plug-in e agora o destaque é o avanço na produção de baterias. Segundo os dados analisados pelo site PushEVs, a empresa chinesa está reduzindo fortemente a diferença para a conterrânea CATL e pode se tornar a líder global também nessa área.

É fato que a BYD tende a se consolidar como um dos principais fabricantes de veículos elétricos da China enquanto se expande para mercados como a Europa e América do Sul. Além disso, a empresa ocupa lugar de destaque na produção de baterias para veículos eletrificados, onde se aproxima da líder mundial CATL.

Segundo relatado, em abril a BYD conseguiu assumir a produção mensal de baterias LFP (lítio-ferrofosfato) na China, atingindo 4,19 GWh de capacidade e 47,14% de participação de mercado. A CATL, por sua vez, fechou o mesmo mês com 3,05 GWh e 34,29% de participação. Os bons resultados são frutos da rápida implementação das baterias de lâminas (Blade), que são caracterizadas pelo seu design CTP (Cell to Pack) com uma química sem cobalto.

Enquanto os asiáticos continuam a dominar o segmento global de baterias para veículos elétricos, a BYD tem uma vantagem sobre a CATL que é o fato de ser uma montadora e acelerar sua capacidade de produzir células enquanto a transição energética – vale lembrar que recentemente a BYD passou a produzir exclusivamente veículos eletrificados, aposentando os modelos exclusivamente a combustão.

Do InsideEVs