BMW Group Brasil desenvolve eletroposto solar
Projeto com universidade e empresas parceiras dá destinação também a baterias usadas
Um carro ser movido puramente a eletricidade não quer dizer que suas emissões sejam integralmente zero. Se, por exemplo, a energia utilizada para recarregá-lo não for de fonte limpa, o saldo final pode até ser pior do que de um mesmo veículo com motor a combustão interna.
Garantir uma estrutura de carregamento limpa e ampla é o desafio ainda para a maior parte dos mercados que vislumbram o carro elétrico como um dos caminhos, se não o único, para a molibilidade neutra. E, neste caso, vale a pena ficar atento a um projeto experimental do BMW Group Brasil.
Escolhido entre os cinco melhores do programa mundial de Inovação e Intraempreendedorismo do BMW Group, realizado pela matriz alemã, é alternativa de sistema de recarga alimentada por energia solar e independente da rede pública estabelecida. O eletroposto solar foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da operação brasileira da BMW em conjunto com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, o Grupo Solvi.
Além de assegurar a mobilidade limpa e sustentável, já que também está livre de eventuais crises de abastecimento de uma rede coligada, o projeto tem um segundo efeito positivo: cria destinação e uma segunda vida para as baterias de alta voltagem, um problema conhecido após seu ciclo de vida útil como fonte de energia dos próprios automóveis elétricos. O eletroposto precisou de duas horas para assegurar 100 km de autonomia.
Do AutoIndústria