Bombeiros: União para salvar vidas
Treinamento do PAM na Mercedes-Benz. Foto: Divulgação
No último sábado, dia 2 de julho, foi comemorado o Dia do Bombeiro. E para realizarem o trabalho de prestar socorro a quem precisa, os companheiros que fazem parte das corporações nas fábricas estão sempre treinando e trocando experiências entre eles.
Durante todo o ano, os grupamentos de bombeiros de dez fábricas de várias categorias diferentes em São Bernardo se juntam ao grupamento da cidade, Defesa Civil e Ecovias para realizarem o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que serve para treinar e preparar os bombeiros em cada uma das fábricas envolvidas.
“Conhecemos as outras fábricas em cada um desses treinamentos e assim sabemos quais os riscos delas e aumentamos a integração entre os bombeiros”, conta Roberto Alves Moura, bombeiro civil líder na Mercedes-Benz.
Se, por exemplo, uma dessas fábricas tiver um incêndio grande e precisar de ajuda de bombeiros de fora, os grupamentos das fábricas mais próximas serão chamados. Nessa hora, participar do PAM ajuda a conhecer o local e facilita no combate ao incêndio.
“Todas essas ações são planejadas e cronometradas, levando em conta o grupamento que puder atender a ocorrência mais rapidamente”, completa Rinaldo Moreno Aben-Athar, bombeiro civil na Mercedes.
Da Redação