Bosch e Microsoft terão plataforma de integração carro-nuvem

Sistema deve estar disponível para testes já no fim deste ano

Bosch e Microsoft vão desenvolver conjuntamente plataforma digital de integração de veículos com nuvens de dados. Baseada na Microsoft Azure, a nova plataforma incorporará e permitirá que módulos de softwares da Bosch sejam desenvolvidos e baixados nas unidades de controle e computadores dos veículos.

A intenção das parceiras é lançar a plataforma para os primeiros protótipos de veículos até o fim de 2021. Na prática, com ela, os proprietários dos automóveis terão acesso mais rápido e fácil a novas funções e serviços digitais.

Os softwares terão papel cada vez mais relevante nas próximas gerações de veículos. Tendências como eletromobilidade, direção autônoma e serviços de mobilidade só são possíveis com muitos softwares, que também exigirão atualizações mais frequentes. Um trabalho que tende a ser facilitado com a plataforma integrada, enfatiza a Bosch, que já fornece vários sistemas para os atuais veículos.

As duas parceiras também planejam trabalhar no aprimoramento das ferramentas de desenvolvimento já existentes para que fornecedores e fabricantes de automóveis simplifiquem e acelerem seus próprios desenvolvimentos de softwares. Revelaram ainda que planejam usar a plataforma integrada para abrir o código-fonte de partes importantes da nova plataforma de software no GitHub.com com o intuito de incentivar a reutilização de código e o compartilhamento de melhores práticas em toda a indústria.

Do AutoIndústria