Brasil elimina transmissão da doença de Chagas pelo barbeiro
O Brasil é o primeiro país da América Latina a acabar com a transmissão da doença de Chagas pelo mosquito barbeiro.
O reconhecimento é da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que entregou ao País a Certificação Internacional de Eliminação da Transmissão da Doença de Chagas.
Para conceder o certificado, desde o ano 2000 uma comissão internacional formada por especialistas em saúde das Américas visitou cada estado brasileiro para verificar a predominância do barbeiro nas residências.
No ano passado, das cerca de 1,9 milhão de casas visitadas, foram encontrados pouco mais de 200 insetos, todos sem risco de transmitir a doença. Há cerca de 20 anos, a mesma pesquisa encontrou 250 mil barbeiros na mesma amostragem de casas.
Outra evidência de que a transmissão pelo barbeiro está interrompida foi a conclusão dos exames de sangue feitos em crianças de zero a cinco anos para detectar a doença. Apenas oito casos foram confirmados, dentre as 90 mil amostras colhidas.
Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde investiu mais de R$ 97 milhões em melhorias habitacionais para eliminar as condições de sobrevivência dos barbeiros nas casas. Também foram feitos investimentos na aquisição de inseticidas, na realização de pesquisas e na distribuição de equipamentos e repasses de dinheiro para estados e municípios.