Brasil terá fábrica de veículos elétricos em MG; produção começa em 2023

Projeto terá investimento total de R$ 25 bilhões e deve gerar quase 14 mil empregos diretos e indiretos

Conforme antecipado, o governo do Estado de Minas Gerais assinou na última sexta-feira (5) o protocolo de intenções com a Bravo Motor Company para a construção de uma fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta primeira parte do chamado Projeto Colossos, a produção de carros elétricos no local contará com um grande investimento de R$ 25 bilhões.

No entanto, esse valor se refere aos recursos que serão aplicados ao longo de todo o projeto, até 2029, com a previsão de gerar 13.813 empregos diretos e indiretos. Além disso, estão previstos investimentos em outras regiões do estado, com a produção, por exemplo, de baterias de lítio para veículos elétricos. O objetivo é tornar a região um pólo produtor de veículos e componentes para a mobilidade elétrica.

De acordo com o cronograma, o início da construção da fábrica de veículos elétricos e baterias deve ocorrer em junho de 2021, sendo o início das operações previsto para 2023. Se tudo correr dentro do previsto, os primeiros carros elétricos devem sair da linha de montagem em 2024, ano em que a produção estimada é de 22.790 veículos e 43.750 kits de baterias.

No mesmo dia, foi assinado outro protocolo de cooperação, desta vez entre a Bravo Motor Company e a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex), para apoio às ações. mCom início de operações em 2008 na Argentina, a ArqBravo Group foi o responsável por criar a primeira comunidade de energia de vanguarda na Califórnia, nos Estados Unidos.

Do InsideEVs