BYD “engole” Peugeot e Citroën juntas nas vendas de fevereiro no Brasil
Montadora chinesa ocupou a 10º posição do ranking mesmo vendendo exclusivamente elétricos e híbridos
A BYD continua avançando nas vendas de automóveis no Brasil. Mesmo vendendo exclusivamente modelos híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV), a montadora chinesa manteve a décima posição no ranking de marcas em fevereiro, superando a marca de 4.400 emplacamentos. Impulsionada pela força de modelos como o BYD Song Plus e o BYD Dolphin, a montadora chinesa já incomoda as tradicionais que vendem apenas modelos a combustão ou que tem uma participação muita pequena de eletrificados nos seus emplacamentos.
O volume de 4.428 unidades em fevereiro garantiu à BYD uma participação de mercado de 2,85% (autos+comerciais leves), superando, por exemplo, a soma das vendas das marcas Peugeot (1.877) e Citroën (1.993) no mês passado. Um feito e tanto para uma marca que, como dissemos, só vende eletrificados e depende exclusivamente de importações no momento.
Em segundo lugar nas vendas de eletrificados, a GWM também foi destaque ao emplacar 1.715 unidades. Não foi seu melhor resultado no país, mas ainda assim suficiente para encostar nas marcas francesas da Stellantis.
Trata-se de um movimento interessante das marcas chinesas, sobretudo pela resiliência frente ao retorno da cobrança do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos ocorrida em janeiro de 2024. A partir do segundo semestre, com a perspectiva de produção nacional mais próxima e a chegada de novos lançamentos, a briga deve esquentar ainda mais.
Do InsideEVs