BYD fará testes com ônibus elétricos articulados em Curitiba

É o início da série de testes com veículos elétricos que servirão de base para o plano de eletromobilidade da capital paranaense

Ônibus elétrico da BYD começará a circular na próxima sexta-feira (28), abrindo a fase de testes para o plano de mobilidade elétrica no transporte coletivo da prefeitura de Curitiba (PR). Segundo comunicado divulgado pela prefeitura da capital paranaense, o veículo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.

Será uma avaliação de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias, que marcará o início da série de testes técnicos com veículos elétricos que vão servir de base para o plano de mobilidade elétrica do município. No edital, já constam seis empresas cadastradas – além da BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes – e oito veículos que serão testados até outubro.

Os resultados desses testes servirão de base elaborar o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal, em 2024. Até 2030, a meta é de que 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

No comunicado, a prefeitura explica que o ônibus elétrico articulado da BYD irá circular sem passageiros nesta fase de testes por conta do posicionamento das portas de embarque, que ficam do lado esquerdo, fora do padrão do nosso transporte público. Além da BYD, outra empresa chinesa, a Higer Bus, fez uma demonstração do seu ônibus elétrico em cinco linhas do transporte coletivo de Curitiba

Da Prefeitura de Curitiba