BYD supera vendas globais de GM, Ford e Honda em 2025
Junto à Geely, colossos chineses sobem no ranking mundial, superando marcas históricas e mudando os equilíbrios globais
O ano de 2025 foi de grandes viradas dentro do setor automotivo global, especialmente para as montadoras chinesas. Vários grupos conseguiram consolidar espaço em mercados até então não muito afeitos a produtos originários de lá, e ganhando o espaço que era ocupado por norte-americanos, japoneses e europeus.
Embora não seja novidade que os fabricantes chineses estejam expandindo rapidamente sua presença internacional, o ano passado trouxe dois acontecimentos de grande impacto que sacudiram o setor e redefiniram o cenário competitivo mundial. O primeiro envolve a BYD, que superou a General Motors pela primeira vez em vendas globais – um resultado impensável até poucos anos atrás para o gigante e que certamente está causando dores de cabeça em Detroit (EUA).
O segundo envolve a Geely, que ultrapassou a Honda, confirmando como as marcas chinesas estão subindo posições também às custas de fabricantes japoneses historicamente fortes. Esses resultados não apenas evidenciam o crescimento totalmente fora do esperado por marcas chinesas, como também sinalizam uma mudança de paradigma na geografia da produção e do mercado automotivo mundial.
De acordo com dados oficiais divulgados pelas montadoras, a chinesa BYD vendeu 4,60 milhões de veículos em 2025, tornando-se a quinta maior fabricante de automóveis do mundo. Ficou atrás apenas de Toyota, Volkswagen, Hyundai Motor Group e o grupo Stellantis. O aumento de 7,7% permitiu que a BYD subisse duas posições no ranking global, superando duas das montadoras americanas mais icônicas: GM e Ford.
Do Motor1