Califórnia (EUA) exigirá carros autônomos 0 emissões a partir de 2030

No último dia 23, o governador do estado da Califórnia aprovou o projeto que determina a proibição de carros autônomos movidos a gás dentro do estado a partir de 2030. Essa, bem como outras leis, são parte de um projeto de controlar as emissões de gases poluentes e causadores do efeito estufa.

Entre as medidas está a proibição de vendas de veículos a combustão no estado a partir de 2035, bem como caminhões e vans, que agora possuem o prazo de ser zero emissão até 2045. As medidas ganharam força após estudos analisarem que com a popularização dos carros autônomos, os modelos acarretariam em uma nova fase de poluição atmosférica no estado.

Por lá, as principais empresas que dominam o setor de carros autônomos são a Alphabet’s Waymo e GM. Além delas, mais de outras 50 entidades possuem autorização para realizar testes com carros autônomos no estado, já que o lugar considerado mais promissor para a popularização dos mesmos no país.

Para método de análise, foi constatado que somente em 2020, os veículos autônomos do estado circularam juntos 1,99 milhão de milhas, o que representa cerca de 3,2 milhões de quilômetros.

Ou seja, com a autorização para o início de circulação dos carros autônomos após o fim dos testes, a previsão é que a frota só aumente, ocasionando ainda mais a poluição proveniente do combustível a gás.

Do Garagem360