Carros elétricos darão mais lucro que os a combustão, diz Renault

Renault aposta no futuro Renault 5 como o ponto de inflexão em termos de custo, lucro e preço final

O preço dos carros elétricos está caindo progressivamente, mas o fato de eles custarem mais do que os modelos a combustão ainda é algo evidente. No momento da aquisição, o custo é mais alto e a economia potencial, do combustível à baixa manutenção, só se tornam visíveis com o passar do tempo.

Mas e do ponto de vista da indústria? Onde estamos? Luca De Meo, CEO da Renault, explorou o tema no Renault Talk, evento durante o qual o grupo voltou a falar sobre estratégia. “O percentual de rentabilidade de um Clio ainda é superior ao de um Zoe”, observou o executivo, antecipando, porém, que as coisas já estão mudando, muito rapidamente. E isso, por sua vez, também trará benefícios para os motoristas que desejam apostar no elétrico.

Segundo De Meo, o equilíbrio entre o preço do carro a gasolina e a bateria se dará daqui a quatro ou cinco anos: “Chegaremos lá em 2025 ou 2026. O elemento fundamental neste aspecto será a bateria”. Para a fabricante francesa, o modelo que poderá dar a prova concreta dessas previsões será o Renault 5, que terá uma nova plataforma, novas baterias e nova motorização.

Ao ouvir as declarações de De Meo surge a pergunta: mas como serão estas novas baterias? Ainda não se sabe. “Estamos escolhendo o parceiro para a produção – antecipa o CEO – vamos anunciá-lo em algumas semanas”. Resumindo, você tem que trabalhar com imaginação. Mas continua sendo uma consideração básica. Zoe (e mais recentemente o Twingo também) usam baterias LG Chem, que é um fornecedor de longa data, mas poderia na verdade ser substituído por outro concorrente.

Do InsideEVs