Chinesas XCMG e SAIC prometem investimentos em Minas Gerais
A empresa de origem chinesa XCMG, conhecida pela produção de equipamentos para a construção civil, ampliará sua operação em Pouso Alegre, MG, para realizar a montagem de caminhões e máquinas 100% elétricos. Para tanto investirá R$ 270 milhões e criará 150 novos postos de trabalho diretos além de outros 315 temporários.
A injeção de recursos animou uma de suas principais fornecedoras de peças e motores, a conterrânea SAIC Motor, que anunciou a instalação de sua primeira fábrica na América Latina na mesma cidade. Os valores a serem investidos ainda não foram divulgados, mas as obras deverão começar em meados de 2024.
Além da instalação da nova linha de montagem na XCMG serão construídos, com o aporte, um novo galpão, a fim de ampliar a capacidade produtiva, que hoje gira em torno de 7 mil unidades por ano, e um eletroposto. A área de escritório será ampliada. A fábrica de Pouso Alegre, que emprega hoje em torno de 1 mil funcionários e exporta para Argentina, Chile, Peru e Estados Unidos, tem como meta atingir faturamento de R$ 10 bilhões até 2027.
A XCMG também instalará um centro de pesquisa e desenvolvimento no Estado, a fim de dar suporte às novas tecnologias e aumentar, gradativamente, a nacionalização dos produtos. Já a SAIC Motor informou que instalará em Pouso Alegre, uma fábrica de motores. Trata-se da primeira unidade da empresa na América Latina. A SAIC é maior das quatro grandes fabricantes de veículos estatais da China e uma das principais fornecedoras de peças e motores para a XCMG. A empresa confirmou sua intenção após o anúncio do investimento de expansão da sua cliente.
Da AutoData