Cidade na França vai pagar motorista que evitar vias em horário de pico
Prefeitura de Lille vai selecionar 5 mil voluntários para participarem do programa, e pretende reduzir em pelo menos 6% o trânsito nas vias
A cidade de Lille, na França, decidiu recompensar os motoristas que evitarem as principais vias locais nos horários em que o trânsito atinge o seu pico. O município de pouco mais de 230 mil habitantes apelidou o esquema de “ecobônus”, e visa reduzir o congestionamento em vias específicas que levam a cidades como Paris e Valenciennes.
As autoridades vão selecionar 5 mil voluntários que precisam se inscrever no programa até o dia 12 de maio. Para ser elegível, o candidato tem de ser usuário das vias A1 (Paris-Lille) e A23 (Valenciennes-Lille). Com a inscrição feita, entre maio e junho a prefeitura vai verificar a elegibilidade dos voluntários por meio de câmeras de reconhecimento automático de placas, que serão instaladas em três locais ao longo da A1 e A23.
Uma vez considerado apto, o motorista deverá baixar o app em seu smartphone e permitir que o GPS o rastreie para verificar se alteraram os seus tempos de condução no local. A recompensa aos condutores, no entanto, não é nenhuma fortuna. A cada vez que deixar de dirigir no horário de pico, ele recebe 2 euros (aproximadamente R$ 10,94 na cotação atual).
A ideia surgiu de um projeto parecido que surgiu em Rotterdam, na Holanda, em 2016, em que 85% dos motoristas continuaram evitando os horários de pico ao se locomoverem. O tráfego na cidade holandesa foi reduzido em 17%. A prefeitura de Lille verá a aposta como efetiva, caso o tráfego nas vias reduza em, pelo menos, 6%. Para isso, os motoristas deveram evitar a A1 e A23 entre as 7h e 9h da manhã, e entre as 16:30 e 18:30.
Do AutoPapo