CNM/CUT participa de Conferência da FITIM nos Estados Unidos

A Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM) promoveu a Conferência Mundial sobre as Indústrias de Bens de Capital nos dias 18 e 19 de maio, em Cincinnati, Ohio. O secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres, foi o representante brasileiro no encontro.

As indústrias de bens de capital são fundamentais para a maioria dos setores industriais e é um setor extenso e diverso, que abrange muitos sub-setores, tais como as máquinas e equipamentos de construção, máquinas agrícolas, elevadores e máquinas de ferramentas, das quais fazem parte um grande número de empresas transnacionais importantes.

No evento, João Cayres fez uma apresentação focada em sustentabilidade, abordando o futuro do emprego no setor mediante a inovação tecnológica, qualificação profissional e novas políticas industriais. “Durante meu painel, lembrei que para a OIT, uma das definições de emprego verde é aquela que reduz impactos ambientais das empresas e dos setores econômicos para níveis sustentáveis”, afirmou.

Segundo Cayres, um dos objetivos do encontro é justamente pensar o futuro da indústria de bens de capitais. “É um setor muito importante. Pois trata-se de uma indústria que produz máquinas e estas máquinas produzem novas máquinas e tecnologias alternativas para o problema da sustentabilidade”, disse. Vale lembrar que as empresas do setor fornecem maquinário para a indústria automotiva e aeroespacial e tem um papel como gerador e abastecedor de novas tecnologias para as energias renováveis e produtos favoráveis ao meio ambiente.

João afirmou que a Conferência também serviu como oportunidade para que trabalhadores de diversos países analisassem os progressos e perspectivas do setor, além de trocar experiências em matéria de organização e fortalecimento sindical. “Pudemos discutir estratégias comuns para desenvolver estratégias para a construção de redes sindicais não só por empresas, mas por sub-setores.”

A partir das discussões feitas na Conferência, a FITIM adotará um programa de trabalho específico para o setor.

Da CNM/CUT (Valter Bittencourt)