Como a imprensa trata a sociedade e o trabalhador

Ontem, o Diário do Grande ABC relacionou os PDVs nas montadoras com “a forte recessão que entra a economia brasileira”, ao mesmo tempo em que anunciava o crescimento de 6,3% na atividade industrial de São Paulo.

Também ontem, a Folha de S. Paulo destacou que os números do PIB só não são menores por causa dos resultados da agricultura.

Agricultura foi uma das manchetes do Estadão, que estampou foto com longa fila de tratores numa manifestação de fazendeiros que “reclamam de crise no setor”.

Outro destaque ontem foi o estudo do Ipea sobre o aumento do desemprego e da concentração de renda nos últimos anos. Só que ninguém disse que essa crise se intensificou nos oito anos do governo FHC. Em meio a esse caldeirão, a Tribuna convocou os metalúrgicos do ABC a votar.

Essa é a dinâmica da imprensa, com suas contradições, concordâncias e disputas.

Para debater o papel da imprensa, o jornalista e diretor da revista Época, Paulo Moreira Leite, estará na próxima segunda-feira, às 18h, no Centro de Formação Celso Daniel. Todos estão convidados.

O debate faz parte dos especiais do Tribuna no Ar, programa de rádio do Sindicato, e comemora a edição 2.000 da Tribuna.