Copa 2006 – Time novo e grande vitória
Sem responsabilidade por já estar classificada, a seleção brasileira entrou em campo contra o Japão poupando cinco titulares. As mudanças deixaram o time mais leve, com mais criatividade e iniciativa.
Como o Japão precisava vencer para se classificar, sua equipe logo partiu para o ataque na correria, único jeito que sabe jogar. Só que encontrou o Brasil bem posicionado e anulando todos seus lances, além de estar bem melhor que nas duas partidas de estréia. A Seleção dominava a partida e criou sucessivas oportunidades de gol. Dida faz a primeira defesa aos 19 minutos e o goleiro Kawaguchi era o melhor homem em campo.
Até que aos 33 minutos aconteceu o impensável. Aproveitando sua única jogada – o contra-ataque rápido nas costas dos zagueiros – a bola do Japão chegou até Tamada, que chutou no ângulo, sem defesa para Dida.
O time brasileiro não perdeu a fibra e continuou tentando abrir o marcador. Conseguiu aos 45 minutos quando Ronaldinho virou o jogo da esquerda para a direita e Cicinho, em inteligente jogada de cabeça encontrou Ronaldo, que marcou seu primeiro gol na Copa.
No segundo tempo, a partida começou igual ao início do jogo. Aos sete minutos Juninho fez o que o País inteiro torcia e mandou um chutaço de fora da área. A Seleção virava o jogo. Confirmando nossa superioridade, aos 13 minutos Ronaldinho acertou um belo lançamento e deixou Gilberto na frente do goleiro japonês. O chute foi indefensável.
Aos 23 minutos, Parreira tirou Kaká e Ronaldinho para colocar Zé Roberto e Ricardinho. A seleção passou a administrar o resultado tocando a bola. Aos 37 minutos, Ronaldo faz seu segundo gol após boa jogada de Juan. Pouco depois Rogério Ceni entrou no lugar de Dida e a partida acabou.
A goleada de 4 X 1 sobre o Japão podia ter sido maior pelo que o time apresentou e pela inferioridade do adversário. Mas o Brasil mostrou evolução e finalmente fez uma bela partida. Não foi espetacular, mas chegaremos lá. O Brasil volta a jogar, já pelas oitavas de final, às 12h de terça-feira, contra Gana.
Austrália, outro time classificado pelo grupo, enfrenta a Itália, também às 12h, na segunda-feira.