Cotada para voltar ao Brasil, Geely desiste de fusão com a Volvo

Empresas, contudo, vão estreitar laços em diversas áreas

Durou exatamente um ano a proposta da chinesa Geely de realizar uma fusão completa dos seus negócios com a sueca Volvo. Ambas controladas pela Geely Holding, a ideia de integrar as operações da Geely Auto com a Volvo Cars foi retirada de cena nesta semana.

As duas empresas informaram por meio de um comunicado conjunto que “após um estudo detalhado de opções de combinação”, as fabricantes “concluíram que podem garantir novas oportunidades de crescimento em seus respectivos mercados e corresponder aos desafios crescentes da indústria por meio de uma colaboração mais profunda, porém preservando suas respectivas estruturas corporativas já existentes”.

É interessante acompanharmos as novidades envolvendo a marca Geely uma vez que a fabricante chinesa tem planos retornar ao Brasil até mesmo com a possibilidade de produzir carros no país com um parceiro local.

Apesar da fusão propriamente dita ter sido abandonada, a Geely Auto e a Volvo Cars anunciaram na mesma oportunidade que vão criar uma nova companhia, prevista para entrar em operação ainda neste ano, que vai prover motores a combustão, transmissões e conjuntos propulsores híbridos de nova geração para as duas fabricantes, bem como outras marcas que possam se interessar pelos conjuntos mecânicos.

Do Autoo