Deficientes cobram cumprimento de cotas
Perninha também destacou a necessidade de melhorar a acessibilidade nas empresas.
Fotos: Raquel Camargo / SMABC
Centenas de pessoas participaram do seminário que debateu a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, que mais uma vez destacou a necessidade de as empresas cumprirem a lei que reserva uma cota para trabalhadores com deficiência.
O seminário foi realizado nesta terça-feira (6), na Sede do Sindicato, e entre os presentes estavam vários representantes dos setores de RH das empresas.
As quatro mesas instaladas discutiram o direito ao trabalho e à qualificação profissional, os desafios da lei de cotas e as experiências das empresas com a contratação de pessoas com deficiência. Ao final, os participantes aprovaram uma carta compromisso.
“O seminário fortalece nossas demandas, principalmente em relação ao respeito à lei de cotas e bons níveis de acessibilidade nas empresas, com a retirada das barreiras e sinalização adequada”, disse Edvaldo Sousa Santos, o Perninha, da Comissão do Trabalhador com Deficiência do Sindicato.
Público acompanha as palestras do seminário
O seminário também cumpriu outro objetivo, o de sensibilizar os representantes de RH para a necessidade de as empresas se adequarem à legislação.
Tuca Munhoz, coordenador do Instituto MID, de valorização da pessoa com deficiência, elogiou a organização do evento. “Tem acessibilidade total, rampa para o palco, intérprete de libras, programação em Braille, vídeo com áudio-descrição. São mudanças significativas”, comentou.
Ele comentou que os direitos das pessoas com deficiência só serão cumpridos a partir da criação de políticas públicas nos mais abrangentes setores, como transporte, inclusão escolar e atendimento à saúde.
“Temos um grande trabalho pela frente”, resumiu.
Da Redação