Desemprego em declínio

Uma boa e constante notícia nos últimos meses é o declínio do desemprego. As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pelo Dieese e Seade mostram que a taxa de desemprego total diminuiu de 12,7%,
em junho, para 12,4% em julho.

As notícias são melhores quando observadas as informações da PED referente ao ABC. A taxa de desemprego na região, que em março estava em 13,2%, caiu para 13% em abril e maio, 12,5% em junho e 12,1% em julho.

Um dado a ser considerado é que, apesar da taxa de desemprego estar caindo na Região do ABC, aumenta o número  de pessoas a procura de emprego.

Essa é uma boa constatação, pois quando a situação do mercado de trabalho se torna mais favorável, mais pessoas se sentem motivadas a procurar uma colocação.

Categoria – Outra boa notícia é o aumento no número de metalúrgicos no Grande ABC. Em julho de 2009 era 132,8 mil e foi para 142,3 mil em julho deste ano.

Porém, nem todos os dados apurados são bons. No que se refere ao rendimento dos assalariados os números indicam uma queda de quase 2%, o que mostra a necessidade de continuarmos avançando na luta, agora, por melhores salários.

Subseção Dieese do Sindicato