Em seminário do MST, Wagnão critica perda de postos de trabalho

Foto: Edu Guimarães

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, participou na manhã da última terça-feira, 27, do Seminário de conjuntura política dos companheiros da direção na­cional do Movimento dos Tra­balhadores Sem Terra, o MST, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo.

Na análise de conjuntu­ra, o presidente destacou a realidade dos trabalhadores na indústria brasileira após a aprovação da reforma Traba­lhista e os desafios que estão postos para os próximos anos com a implantação crescente da indústria 4.0.

“Se não houver por parte do Estado e daqueles que pensam o mundo do trabalho uma preocupação com esse contingente de trabalhadores que não terão acesso às novas tecnologias, países como o Brasil, sem cultura de proteção social, tendem a abandonar milhões de trabalhadores à própria sorte”, pontuou.

Centro de educação e formação

A Escola Nacional Flores­tan Fernandes é um centro de educação e formação, ideali­zado pelo MST. Inaugurada em 2005, foi construída por integrantes do Movimento, que iniciaram as obras em 2000. Todos os trabalhadores passaram por cursos de alfa­betização e supletivos ao longo da obra.

Organizados em equipes, eles ficavam cerca de 60 dias trabalhando na construção, em seguida, voltavam para seus Estados e outros compa­nheiros davam continuidade à obra. O projeto é da arquiteta Lilian Avivia Lubochinski. Contribuíram financeiramen­te para a construção da ENFF personalidades como Sebas­tião Salgado, José Saramago, Chico Buarque e ONG´s inter­nacionais.

Da Redação.