Empresa converte caminhões a diesel em elétricos no Brasil
O processo feito pela empresa Eletra pode economizar até 30% em relação à compra de um caminhão elétrico novo, além de ser mais sustentável
Lançamentos de novos modelos elétricos, sejam veículos de passeio ou comerciais, têm sido cada vez mais recorrentes no Brasil. Porém, mesmo com o aumento na oferta, o preço ainda é um obstáculo bastante proibitivo. O Volkswagen e-delivery, por exemplo, é o mais recente caminhão elétrico lançado por aqui e tem preço mínimo de R$ 780.000, podendo chegar a R$ 980.000 com maior capacidade e autonomia.
Com o alto valor para renovar a frota e os combustíveis com preços que não param de subir, uma empresa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, oferece uma solução alternativa: converter os veículos para elétricos. A Eletra, responsável por trazer os trólebus (ônibus elétricos conectados a cabos de energia) ao Brasil e por desenvolver ônibus EVs para o transporte urbano, agora está convertendo caminhões a diesel em elétricos. O processo é chamado de e-retrofit.
Os veículos eletrificados costumam ter entre 8 e 15 anos de uso. A idade, porém, não é um problema, já que a conversão também atualiza outras partes como eixos, suspensão e freios, que passam a ser regenerativos (ou seja, recuperam a energia gerada nas frenagens em energia elétrica para as baterias). O foco da empresa está no transporte urbano de carga. Os veículos convertidos podem ter autonomia de 30 a 150 km e peso bruto de 3,5 a 54 toneladas.
Comparados ao e-delivery, o alcance pode parecer pequeno, visto que no pacote com 6 baterias o caminhão da Volkswagen pode rodar até 210 km. Mas como o processo é customizável, tudo depende da necessidade do cliente. O preço é outro grande atrativo do retrofit. Segundo a gerente, dependendo do projeto, os custos de uma conversão podem ser de 25% a 30% menores se comparados a compra de um veículo novo com o conjunto elétrico de fábrica.
Da Quatro Rodas