Empresa holandesa cria veículo autônomo para recolher bitucas de cigarro

Veículo já foi testado com sucesso em praia dos Países Baixos

Por mais inofensivas que possam parecer, as bitucas são extremamente nocivas para o meio-ambiente, por conta das substâncias tóxicas existentes no produto. Pensando nisso, os holandeses Edwin Bos e Martijn Lukaart desenvolveram o BeachBot, um veículo autônomo programado para recolher restos de cigarro em praias.

Com o tamanho aproximado de um carrinho de bebê, o BeachBot usa as suas câmeras baseadas em inteligência artificial para se guiar e identificar e recolher as bitucas. O desenvolvimento do sistema e a produção do protótipo foram feitos pela TechTics (a empresa criada pela dupla) em parceria com a Universidade Técnica de Delft. Para funcionar, o computador precisa ser alimentado com milhares de fotos de restos de cigarro.

Com a ajuda da Microsoft, a companhia alimentou o robô até o momento com 200 imagens em vários estados. A meta é chegar a 2.000. Apesar da base de dados do BeachBot ainda ser relativamente pequena, em setembro passado, o robô passou com sucesso em seu primeiro teste na praia de Scheveningen (Países Baixos), recolhendo 10 bitucas em 30 minutos. A bateria garante atualmente uma autonomia máxima de 1h.

Outra avaliação deverá acontecer este ano, também durante o verão na Europa. Está nos planos da TechTics a construção de dois robôs designados apenas para fazer a varredura da praia, transmitindo os dados para o robô coletor.

Do Motor Show