Estratégias e desafios da economia solidária são temas de seminário na CUT

Foto: Aline Rossi

Para discutir caminhos para a geração de trabalho e renda e alternativas de desenvolvimento, o Sindicato participou nesta semana do Seminário Nacional Sindicalismo, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, organizado pela CUT por meio a ADS (Agência de Desenvolvimento Solidário).

Entre os temas abordados estão as transformações no mundo do trabalho, a concentração de renda e os desafios de como lidar com as novas formas de trabalho.

O diretor executivo do Sindicato e da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Carlos Caramelo, afirmou que o encontro permitiu a construção de uma agenda política entre economia solidária e movimento sindical.

“Ao elaborar propostas de diretrizes comuns entre trabalho assalariado e o segmento de trabalho organizado na perspectiva da economia solidária, poderemos avançar na construção coletiva de agendas comuns que favoreçam o conjunto da classe trabalhadora”, explicou.

“Ainda mais neste momento em que o governo quer desorganizar a classe trabalhadora, por isso a importância do Sindicato Cidadão, que atua além do chão de fábrica e se estende para os diversos aspectos da vida do trabalhador”, concluiu.