Europa quer simplificar nomes de híbridos para evitar confusão
Estudo italiano propõe nova métrica para diferenciar tecnologias híbridas e facilitar a vida de quem busca um carro eletrificado
Híbrido leve, híbrido pleno, plug-in, super híbrido… Com a avalanche de modelos eletrificados surgindo nos últimos anos, é natural que as classificações tenham se multiplicado. O problema é que, para boa parte dos consumidores – e até mesmo para especialistas do setor – entender exatamente o que cada um desses termos significa virou um desafio. Por isso, uma nova proposta começa a ganhar força no mercado europeu: simplificar.
A palavra “híbrido” virou um guarda-chuva para soluções muito distintas entre si. Buscando uma solução, a Luiss Business School, em parceria com a UNRAE – entidade que representa as montadoras na Itália – apresentou duas propostas que poderiam trazer mais clareza, pensadas para serem adotadas em prazos distintos. A primeira, de curto prazo, sugere a criação de um índice técnico de eletrificação, que leve em conta a relação entre a potência do motor elétrico e do motor a combustão, ajustado pelo peso do veículo.
Como esses dados já fazem parte dos processos de homologação, bastaria organizá-los de maneira comparável. A segunda proposta, mais ambiciosa e pensada para o médio prazo, defende uma classificação baseada no uso real do carro: ou seja, quanto tempo e quantos quilômetros o veículo consegue de fato rodar em modo elétrico, principalmente em ambiente urbano. Isso permitiria criar uma escala simples com três faixas: Mild Hybrid – menos de 30% do trajeto em modo elétrico, Middle Hybrid – entre 30% e 59% e Full Hybrid – mais de 60%.
Para que esse modelo funcione, seria necessário o desenvolvimento de ferramentas específicas de medição, mas a própria UNRAE acredita que essas métricas poderiam ser integradas aos ciclos de homologação no futuro. A ideia é oferecer um novo padrão de transparência, facilitando comparações e decisões de compra – algo que o consumidor brasileiro, assim como o europeu, também agradeceria.
Do Motor1