Exclusivo: GAC vai levar carro voador para o Salão do Automóvel

Marca chinesa promete chamar a atenção do público com estande recheado de novidades e modelo futurista da submarca Govy

Além do hatch compacto elétrico Aion UT e de outros lançamentos importantes, a GAC apresentará para o público no Salão do Automóvel de São Paulo sua tecnologia de carros voadores. Autoesporte apurou durante visita à China que a montadora levará para seu estande modelos da submarca Govy, que desenvolve projetos baseados na chamada “mobilidade em baixa altitude”.

A divisão conta atualmente com dois veículos voadores e pelo menos um deles será apresentado no evento. O primeiro, batizado de AirJet, foi lançado no mercado internacional em 2024 e usa um esquema do tipo “asas compostas”. Segundo a GAC, ”combina as vantagens da eficiência da asa fixa com a flexibilidade da decolagem vertical dos sistemas com vários rotores”.

O segundo veículo voador da Govy é o AirCab. Apresentado há poucos meses, é o primeiro carro voador multi-rotor autônomo do mundo e, assim como o AirJet, possui mais de 90% de sua estrutura feita de materiais compósitos de fibra de carbono. Conta com dois assentos e baterias cilíndricas de alta densidade capazes de carregar em 25 minutos.

Segundo a Govy, o modelo será utilizado para viagens de turismo cultural em baixa altitude e já entrou em fase de certificação de aeronavegabilidade. A expectativa é que as operações de teste sejam iniciadas em breve na China, especificamente na região de Hong Kong até Macau. As entregas aos clientes estão previstas para o final de 2026. O Salão do Automóvel acontecerá no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 22 e 30 de novembro, e já conta com a confirmação de 23 montadoras (incluindo 10 chinesas).

Do AutoEsporte