FEM-CUT negocia com o Grupo 2

Nesta quinta tem negociação com as montadoras


Mesa de negociação com o G2. Foto: Midia Consulte

As negociações da Campanha Salarial 2011 dos metalúrgicos da CUT em São Paulo prosseguiram nesta quarta-feira (17) com uma reunião entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) e os patrões do Grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos).

Melhorar os direitos sociais dos trabalhadores foi o principal assunto debatido. Além desse tema, também constam da pauta deste ano reposição integral da inflação, aumento real de salário, valorização dos pisos, extensão da licença maternidade de 180 dias para todos os grupos patronais, entre outras reivindicações.

Nesta quinta-feira serão abertas as conversas com as montadoras, que não serão representadas por seu sindicato, o Sinfavea, mas por uma bancada formada pela Mercedes-Benz, Ford, Scania, Toyota e Volkswagen – que possuem fábricas nas bases cutistas do ABC, Taubaté e São Carlos e em Tatuí.

Além da pauta discutida dos demais grupos, será debatida com estas empresas a elaboração de uma agenda permanente de negociações sobre investimentos e geração de empregos.

Também nesta quinta acontecerá nova rodada de negociações com as Autopeças, na sede da FEM-CUT, em São Bernardo. Na rodada anterior, foram debatidas melhorias nas cláusulas da Convenção Coletiva, como o não desconto do dia de trabalho para o jovem que estiver em idade de prestar o serviço militar; a ausência justificada no caso do trabalhador levar o filho ao médico; e a extensão dos direitos ao trabalhador que sofrer um acidente no trabalho durante o período de experiência.

Da Redação