FEM-CUT/SP promoverá semana de eventos para festejar seu aniversário de 20 anos

As atividades iniciarão a partir do dia 13 de fevereiro

No dia 16 de fevereiro, a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP) comemorará 20 anos de fundação. (logotipo comemorativo dos 20 anos da FEM). Com a finalidade de relembrar e celebrar esta data histórica e importante do ramo metalúrgico cutista, a Federação promoverá uma semana de atividades que iniciarão a partir do dia 13 de fevereiro, segunda-feira, com a celebração de um ato solene em homenagem aos 20 anos da FEM na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

No dia 14, a FEM em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba realizará o Seminário “Agenda do Trabalho Decente e a plataforma da CUT para 2012”. Neste evento, participarão representantes da OIT, do Dieese e da CUT Nacional. Na semana de comemoração, a entidade também realizará seminários temáticos sobre organização sindical e mundo do trabalho, que reunirá autoridades, prefeitos e lideranças sindicais. “Fomos o primeiro ramo que se organizou dentro da CUT. Para nós é um orgulho muito grande fazer parte desta Central e representar esta categoria guerreira e combativa. Queremos que todos os sindicatos metalúrgicos filiados participem das nossas comemorações”, salienta o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro).

20 anos de história, organização e luta
A  organização dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo teve início no ano de 1986, logo após a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando um grupo de sindicatos resolveu desligar-se da federação original denominada “Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de São Paulo”. Esta decisão nasceu de uma deliberação do 3º Congresso Nacional da CUT, na qual os delegados aprovaram que vários ramos de sindicatos filiados à Central deveriam se organizar de forma a romper com as estruturas oficiais vigentes da época.

O ramo metalúrgico foi o primeiro a se organizar dentro da CUT, e, em 1988, foi fundado o Departamento Estadual de Metalúrgicos da CUT. O passo seguinte foi fundar a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), que aconteceu no 1º Congresso da entidade, em 16 de fevereiro de 1992.

Hoje a Federação é reconhecida e respeitada pela categoria metalúrgica, autoridades e pelas bancadas patronais. A FEM-CUT/SP tem 14 sindicatos metalúrgicos filiados, que representam 260 mil trabalhadores em todo o Estado dos setores automotivo, Fundição, Estamparia, autopeças, forjaria, trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários (Grupo 8) e lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico (Grupo 10).

Neste cenário de transformações no mundo do trabalho e na cadeia produtiva, os desafios da FEM-CUT/SP são amplos. A luta pela mudança na estrutura sindical brasileira — com liberdade e autonomia para os trabalhadores se organizarem nos locais de trabalho —  é um dos grandes sonhos da categoria.

Da FEM/CUT