FEM-CUT/SP rejeita proposta de reajuste da Fundição

Uma nova rodada está agendada com a bancada patronal no dia 1º de setembro, na sede da FEM e CNM/CUT, em São Bernardo

Na segunda rodada de negociação com a bancada de Fundição, realizada na manhã desta terça, dia 24, a FEM-CUT reprovou a proposta econômica de reajuste salarial de 6,53% (que corresponde ao INPC da data-base da categoria, 1º de setembro, estimado em 4,3%, e mais aumento real de 2%) oferecida pela bancada patronal. Esta é a terceira proposta econômica reprovada pela Federação na mesa de negociação. Até agora apresentaram propostas as bancadas dos Grupos 8 (6%) e 3 (6,5%).

“Vamos buscar um reajuste que seja compatível ao crescimento do setor. Esperamos que na próxima rodada, agendada para o dia 1º de setembro, possamos avançar”, disse o presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro). A Federação representa cerca de 15 mil metalúrgicos nas empresas de Fundição em todo o Estado.

Com relação à reivindicação da ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias, a bancada patronal sinalizou a possibilidade de avançar na próxima rodada.  A Federação informou que os 12 sindicatos metalúrgicos filiados estão realizando assembleias nas bases em todo o Estado a fim de pressionar as bancadas patronais a avançarem nas reivindicações da Campanha Salarial.
 
Principais reivindicações
As principais reivindicações dos metalúrgicos da CUT são: 1) Reposição integral da inflação; 2)Aumento real nos salários; 3) Valorização nos pisos; 4) Jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e 5) Licença Maternidade de 180 dias. 

A FEM-CUT/SP tem 12 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais.

A Federação negocia com seis bancadas: Montadoras (representada pelo Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e Fundição. A data-base do ramo é 1º de setembro e estão na base da Federação cerca de 250 mil metalúrgicos e metalúrgicas em todo o Estado.

Confira o calendário desta semana:
Data: 25 de agosto (quarta-feira)
Montadoras
Horário: 11h
Endereço: Sinfavea -Av. Indianópolis, 496.
Grupo 3
Horário: 15h
Endereço: Sindipeças – Av. Santo Amaro,1386.

Data: 26 de Agosto (quinta-feira)
Grupo 10
Horário: 10h
Endereço: FIESP – Av. Paulista, 1313  9° andar.

Grupo 2
Horário:14h
Endereço: FIESP – Av. Paulista, 1313 – 7° andar Abinee.

Data: 1º de setembro
Fundição
Horário: 10h
Endereço: Av. Antártico, 480 – São Bernardo – sede da FEM e CNM-CUT

Da Imprensa FEM/CUT