Fiat assegura o “pentacampeonato” de marca mais vendida

Vantagem para a segunda colocada VW é de 88 mil veículos no acumulado até outubro

A Fiat já pode comemorar antecipadamente a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves em 2025. Com os 50,6 mil veículos negociados em outubro, a marca italiana, que completará 50 anos no País no ano que vem, aumentou sua larga vantagem para a segunda colocada Volkswagen, agora impossível ser eliminada em apenas um bimestre.

São 88 mil unidades a mais: 435,3 mil frente 347,7 mil e participações de, respectivamente, 21,2% e 16,9%. Na prática, a Fiat precisaria parar totalmente de vender seus veículos por quase dois meses para perder o “pentacampeonato”.

A principal marca da Stellantis no Brasil — com importante ajuda da picape Strada, novamente veículo mais vendido do País, com 115 mil unidades até outubro — apenas acompanhou o ritmo do mercado interno ao crescer 3% os emplacamentos nos dez primeiros meses de 2025, enquanto a Volkswagen contabiliza avanço de 9%.

O ranking das marcas mais vendidas não trouxe grandes mudanças em outubro a não ser, claro, a esperada queda da Toyota. A montadora japonesa retomou a produção no Brasil somente nesta segunda-feira, 3, após mais de 40 dias de interrupção devido à destruição total de sua fábrica de motores em Porto Feliz, SP, por um vendaval, em 22 de setembro.

Do AutoIndústria