França: Convocada greve geral nacional

As centrais sindicais francesas e as associações estudantis convocaram uma greve geral nacional para a próxima terça-feira, dia 28, em protesto contra o chamado Contrato do Primeiro Emprego (CPE), previsto para entrar em vigor em abril.

A lei do governo francês é totalmente neoliberal e promove uma retirada violenta dos direitos dos trabalhadores ao permitir demissões por justa causa a qualquer momento antes do fim dos dois anos de contrato, definidos como de experiência. O CPE também precariza o trabalho porque praticamente elimina as contribuições patronais para a Previdência.

Os sindicatos e os estudantes chamaram a população a participar de novas manifestações que aconteceriam ontem e hoje nas ruas das principais cidades do país .

No fim de semana eles haviam lançado um ultimato para que o primeiro-ministro conservador, Dominique de Villepin, revogasse a lei, que conta com a oposição de 70% a 80% da população.

O chefe de governo, porém, foi intransigente e insiste em empurrar goela abaixo dos trabalhadores e estudantes o CPE. Ontem houve uma primeira reunião entre os envolvidos que terminou sem qualquer avanço.