GM inova com 1º programa de trainees para talentos negros

Iniciativa oferece vagas em vendas, pós-vendas, marketing, manufatura, finanças e suprimentos. Veja como fazer a inscrição, que vai até 3 de agosto

A GM South America abriu as inscrições para o Trainee Track GM 2021, primeiro programa desse tipo voltado para talentos negros da indústria automotiva. Com a iniciativa, a companhia dá sequência a uma série de outros recrutamentos dedicados à contratação de profissionais pretos e pardos anunciados no setor nos últimos meses: Ford, Lear e Renault já fizeram programas do gênero, mas focados em vagas de estágio.

De acordo com a GM, o objetivo dessa iniciativa não é somente o de transformar a montadora em um ambiente de trabalho livre de discriminação, mas principalmente em um local que incentiva a inclusão e o pertencimento a todos os colaboradores. O Trainee Track 2021 oferece vagas nas áreas de cadeia de suprimentos, vendas, pós-vendas e marketing, manufatura e finanças.

Segundo a GM, os processos de desenvolvimento terão duração de três anos e vão incluir rotação entre as subáreas e o desenvolvimento de um projeto estratégico na área de alocação do trainee. Além disso, a empresa oferece curso de inglês, treinamento de soft skills (de gestão) e de desenvolvimento para a carreira, além de mentoria e a presença de um profissional acompanhante nas primeiras semanas do programa.

Segundo a pesquisa Diversidade no Setor Automotivo, feita por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, nem 10% do total do quadro de funcionários das empresas automotivas são negros. O estudo mostra ainda que, mesmo com a sub-representação, o setor não conta com programas para promover a diversidade étnica – algo que começa a mudar com o anúncio de programas destinados ao recrutamento de talentos negros.

Do Automotive Business