Há 40 anos iniciava produção do campeão de vendas por 27 anos, o VW GOL
Há 40 anos, um hatch compacto iniciava uma família de carros exclusiva dentro do portfólio mundial da Volkswagen. Este era o Gol, que demorou sete anos para alcançar a liderança, algo que o irmão (bem) mais velho Fusca, já estava muito familiarizado. Iniciando a produção em Taubaté, fábrica no Vale do Paraíba que já havia produzido o Passat, o Gol ainda tentava ligar o passado com o futuro, tendo um projeto exclusivo para o Brasil com elementos atuais da VW, mas ainda portava o clássico boxer refrigerado a ar.
O modelo mais produzido, vendido e exportado da indústria automobilística nacional, agora vira um quarentão e ainda está no portfólio da marca, numa posição de entrada, que lhe foi dada desde o início. Em 1982, Taubaté já havia produzido 100.000 unidades do Gol, que ainda não tinha a confiança geral, conquistada definitivamente em 1984, mas não com uma versão popular.
Em 1987, após dois anos de liderança do Monza, o Gol finalmente chegou no topo dos mais vendidos, um ano depois que o eterno campeão Fusca deixou a linha de montagem da Anchieta. A partir daí, o hatch com teto inclinado não largaria tão cedo do primeiro posto nos 27 anos seguintes.
Primeiro flex do Brasil, o Gol alcançou 8.532.771 unidades feitas no país, tendo ainda 190 mil fabricadas na Argentina. Com 1,54 milhão exportado, o modelo é também o mais vendido da história no mercado nacional com quase 7 milhões emplacados. Apesar da longa história de sucesso em seus 40 anos, o futuro do Gol está atrelado ao lançamento de um crossover em Taubaté, que deverá sucedê-lo junto com Voyage, up! e Fox.
Do Notícias Automotivas