Hoje é dia do folclore

Natal com grupos de pastorinhas, festas juninas, saci-pererê, curupira, pastoris, folias de reis, bumba meu boi, congadas louvando a Senhora do Rosário e São Benedito, Umbanda e Candomblé são manifestações do folclore, que tem o dia comemorado hoje.

Tudo quanto o povo faz, pensa e sente são manifestações do folclore. É a cultura do povo  em suas diferentes formas, conforme os costumes transmitidos pelas gerações anteriores.

Vida comum – A palavra vem do inglês. Folk quer dizer povo e lore significa saber.

Assim, folclore é a sabedoria de toda a população que, embora de diferentes raças, credos e graus de educação, possui um modo de vida comum e habita um mesmo território.

Ele abrange todos os campos da vida humana. Mitos, lendas, adivinhações, causos, provérbios, juras, xingamentos, danças, cantigas, festas, crenças, magia, tabus, cozinha, superstições, medicina, rezadores, benzedores, orações, bordados e muito mais.

Manifestações não têm autor – O folclore não tem autor. Ninguém sabe, por exemplo, quem inventou os brinquedos de roda nem quem disse, pela primeira vez, quem quer vai, quem não quer manda.

Outra característica é ser aceito pelo povo que o considera o fato como seu e o modifica dando origem a muitas variantes. A transmissão boca a boca também faz parte. Os antigos não dispunham de imprensa, tevê e livros. Só havia comunicação oral. 

Finalmente, o folclore é marcado pela tradição. Não como coisa passada, sem vida, mas como uma força que define o modelo da região e lhe dá unidade.

Apesar de se desenvolver entre o povo mais simples, esta cultura chegou às demais camadas da sociedade através da música, da literatura, pintura, dança, canto, cozinha etc. Dessa mistura vem o horror ao número 13,  às sextas-feiras, ao gato preto, à coruja, o bater em madeira quando fala-se o nome de certas pessoas que acredita dêem azar, fazer figa contra mau-olhado, entrar com o pé direito nos lugares para dar sorte e muito mais.