HPE confirma negociações com outras marcas para produzir em Catalão

A HPE mantém conversas com mais de uma marca para ceder espaço em suas linhas de Catalão, GO, para a produção de veículos sob encomenda. Em entrevista à Agência AutoData, o CEO Mauro Correia, sem citar nomes, confirmou o interesse de empresas estrangeiras em utilizar a capacidade da fábrica. A chinesa GAC, por exemplo, já sinalizou ter na fábrica goiana uma de suas opções para localizar a montagem de seus veículos.

Montadora com capital 100% nacional, a HPE foi criada pelos empresários Eduardo Souza Ramos e Paulo Ferraz para representar a Mitsubishi no Brasil. Na fábrica atualmente são produzidos os modelos Triton e Eclipse Cross. A empresa mantém também a representação da Suzuki, apenas com carros importados.

O acordo, caso concretizado, não seria inédito: no mesmo Estado de Goiás a Caoa, também 100% de capital nacional, produz modelos das marcas Caoa Chery e Hyundai, a segunda por encomenda desde o ano passado, quando um novo acordo foi assinado pelas duas empresas. Segundo Correia a fábrica de Catalão, com capacidade para 120 mil veículos por ano, não precisaria passar por muitas alterações para produzir modelos de uma nova marca.  

Há capacidade disponível, porque para 2025 a projeção da empresa é produzir 27,4 mil veículos. “Nosso objetivo é gerar mais emprego e utilizar a nossa capacidade, promovendo o crescimento da região. Então sim, temos conversas com várias empresas”, disse Mauro Correia. A fábrica dispõe de armação de carroceria, linha de pintura, montagem final, de monoblocos e carrocerias sobre chassis, e PDI. São mais de 2,2 mil trabalhadores, dentre diretos e terceirizados.

Do AutoData