Importação de carros usados: EUA fecha o cerco contra os ilegais

Assim como no Brasil, a importação de carros usados é ilegal nos EUA e o FBI está atrás de vários carros japoneses que chegam ao país

Apesar de ser colocado como referência em livre mercado, os EUA possui uma legislação mais exigente que a brasileira para a importação de carros. Apenas modelos com mais de 25 anos são liberados, carros novos e usados precisam atender às legislações de emissões e segurança para entrar no mercado local.

Por exemplo: para importar um carro você precisa destruir dois em crash tests. Porém, muitos apaixonados por carros japoneses desafiam essa legislação para realizar o sonho de ter os carros que pilotam no videogame: o carro importado ilegalmente é o Nissan Skyline GT-R R34.

O governo dos EUA está de olho nesses fãs de japoneses, que criaram novas maneiras de ludibriar a alfândega na hora de trazer o carro. Uma delas é trazer o veículo desmontado e alegando a importação de peças, montando o carro após passar pelas autoridades. As informações são do youtuber Craig Lieberman, que trabalhou como consultor na franquia de filmes Velozes e Furiosos.

Importadores usam isso para conseguir entrar com os carros nos EUA e vender os carros. Mas quando a polícia pega um desses carros nas ruas, o FBI consegue rastrear o importador, o navio onde veio e até quem enviou o automóvel. Esses carros importados ilegais costumavam ser destruídos, esmagados em uma prensa. Mas hoje o governo leiloa os carros com destino a exportação.

Do Autopapo