Jardim Itatiba: O que diz a Prefeitura
“Sobre a matéria Prefeitura de são Bernardo ameaça mais de 160 famílias do Jardim Itatiba, publicada na Tribuna da Cidadania, de 23 de junho, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente esclarece:
O núcleo Itatiba é uma área pública em urbanização gerenciada pela Secretaria de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo. Os recursos são de convênio entre a Prefeitura de São Bernardo e a Fundação Salvador Arena para construção de 166 sobrados. As obras de infra-estrutura, incluindo a canalização do córrego Itatiba, abertura de vias, redes de água e esgoto, serão feitas pela parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Serão beneficiadas 166 famílias cadastradas pela Secretaria em julho de 2000.
Para fazer a urbanização as famílias têm de sair temporariamente do local. As obras estão previstas para começar neste mês e devem durar 14 meses.
A política habitacional da Prefeitura tem como diretriz manter sempre que possível as famílias nas áreas para não romper os vínculos de vizinhança, escola, comércio, unidades de saúde já utilizados pela comunidade.
Para evitar o transtorno de alojamentos, as famílias cadastradas, numa decisão conjunta com a Secretaria de Habitação em reunião dia 29 de maio de 2006, optaram por ficar em casa de parentes ou amigos durante as obras. As famílias cadastradas que não tenham onde ficar terão todo o apoio do Programa Habitacional e acompanhamento da equipe social da secretaria. Todo o processo de urbanização do local foi discutido e pactuado com a comunidade.
Já as famílias que não foram cadastradas e que se mudaram para o local após o cadastro (ano de 2000) são recebidas pela Secretaria de Habitação, que as orienta quanto à possibilidade de integrarem novo programa habitacional a ser aberto.
Rita Santos – Assessoria da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente