João Cayres na nova diretoria

Assembléia nacional realizada sexta-feira passada elegeu a nova executiva e renovou em um terço a diretoria do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos.

O Dieese é uma entidade de assessoria técnica mantida pelos sindicatos há 50 anos. A nova diretoria vai assumir no dia 3 de janeiro.

Wagner Santana, o Wagnão, do Comitê Sindical na Volks, deixa a presidência depois de dois anos. Em seu lugar assume Carlos Ortiz, dos metalúrgicos de São Paulo. O representante dos metalúrgicos do ABC na entidade passa a ser João Cayres, do Sistema Único de Representação na Ford, no cargo de vice-presidente.

Wagnão disse que seu mandato priorizou a busca de novos convênios como alternativa para enfrentar a crise financeira do órgão.

“A entidade estava deficitária e agora, pelo menos, conseguimos equilíbrio financeiro para o próximo ano”, comentou.

Ele conta que uma das preocupações do mandato foi manter a independência da entidade. “Não fazemos pesquisa ou assessoria para entidades patronais e, além disso, todo trabalho desenvolvido pelo Dieese tem de ter um foco de interesse voltado ao movimento sindical”, disse, como a assessoria às centrais sindicais nos debates sobre a reforma sindical.