Leitura nas Fábricas está em dez empresas de Diadema

Programa chegou na Federal Mogul e na Metalpart


Fotos: Rossana Lana / SMABC

Trabalhadores na Federal Mogul e Metalpart, em Diadema, conquistaram na última semana as bibliotecas do Programa Leitura nas Fábricas, que atingiu a marca de dez pontos de leitura inaugurados em empresas da cidade.

Cada ponto recebeu 650 livros, cds e dvds, além de três estantes, mesa, cadeira, computador, impressora, tapete e três pufes coloridos.

O programa é uma parceria entre os sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos e da Construção Civil, com a Prefeitura de Diadema e o Ministério da Cultura e já atende quase 5 mil metalúrgicos.

David Carvalho, coordenador da Regional Diadema do Sindicato, lembrou que a aquisição de livros ainda é muita cara e levar para dentro da fábrica o acesso à cultura faz parte do compromisso cidadão dos Metalúrgicos do ABC.

“O Sindicato tem a obrigação de apoiar projetos que melhorem a vida do trabalhador, que deem a ele a oportunidade de ampliar seus conhecimentos”, afirmou.

Durante as duas inaugurações, quatro novos agentes de leitura receberam os certificados. São eles: Antônio Pereira Campos, o Boquinha, e Albanubia Conceição Silva, a Núbia, pela Federal Mogul e, Saulo Rodrigo  dos Santos Neris da Silva e Reijanio Pacheco pela Metalpart.


Valderez Amorim, o Serginho Groissman

Garoto da capa
O apelido já era sucesso pela semelhança com o apresentador de TV, mas nada se compara a fama alcançada depois de ser o garoto da capa do livro ‘Leitura nas Fábricas’.

Valderez Dias Amorim, o Serginho Groissman, virou símbolo do Programa quando abraçou, literalmente, uma estante de livros no ponto de leitura na Legas Metal, onde é agente de leitura.

Ele conta que, além da fama, o ponto trouxe uma maior aproximação dele, como líder sindical, com a companheirada da fábrica e também com o pessoal do administrativo da empresa, “Fiquei mais famoso”, brinca.

Da Redação