Maior usina de reciclagem de baterias da Europa entra em operação

Tem capacidade para processar cerca de 12.000 toneladas de pacotes de baterias por ano (equivalente a 25.000 pacotes de baterias).

A Hydrovolt, joint venture de reciclagem de baterias entre a Northvolt e a Hydro (uma empresa de alumínio), iniciou oficialmente em 15 de maio as operações comerciais de reciclagem em sua fábrica em Fredrikstad, Noruega. A fábrica inicia suas atividades comerciais menos de dois anos após o anúncio oficial em meados de 2020.

De acordo com o comunicado de imprensa, a fábrica da Hydrovolt é atualmente a maior usina de reciclagem de baterias de veículos elétricos da Europa, com capacidade anual de 12.000 toneladas de baterias, o equivalente a 25.000 baterias de carros elétricos. Espera-se que seja suficiente para reciclar toda a totalidade do mercado norueguês de baterias de fim de vida.

É claro que a Europa como um todo terá que construir muito mais e até mais plantas de reciclagem. A Northvolt diz que o processo de reciclagem totalmente automatizado está permitindo que até 95% dos materiais sejam recuperados de baterias, incluindo plásticos, cobre, alumínio e massa preta (um composto contendo níquel, manganês, cobalto e lítio).

O alumínio (reciclado com apenas 5% da energia inicial necessária para produzir alumínio primário) será entregue à Hydro para recirculação em produtos de alumínio de nível comercial. No caso do pó de massa negra, ele será enviado para a usina de reciclagem Revolt Ett da Northvolt em Skellefteå, Suécia, para um tratamento hidrometarúrgico. Espera-se que o volume de massa negra atinja mais de 2.000 toneladas anualmente até 2025.

Do Motor1