Mais 25 mini bibliotecas do Leitura nas Fábricas
Programa de cultura será ampliado na região

Fotos: Rossana Lana / SMABC
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, anunciou nesta quarta-feira a ampliação do Projeto Leitura nas Fábricas para mais 25 empresas no ABC. Cada uma delas passará a contar com uma mini biblioteca de 650 livros.
O projeto piloto foi desenvolvido neste ano em seis metalúrgicas de Diadema como resultado de parceria entre o Sindicato, a prefeitura e o Ministério da Cultura.
Agora, serão criados dez pontos em São Bernardo, 4 em Mauá, 4 em Santo André, 4 em Diadema, 2 em Ribeirão Pires e 1 em Rio Grande da Serra.
Sérgio Nobre destacou a importância do projeto num País onde as pessoas não lêem por falta de estímulo e pelos altos preços dos livros.
“Os Comitês Sindicais devem negociar com a direção das empresas a participação delas no projeto”, afirmou o presidente do Sindicato. “Nós temos o papel de levar este projeto para todas as fábricas da região”, completou.
O prefeito Mario Reali, de Diadema, disse que são dois os projetos culturais de destaque na cidade, as oficinas realizadas no Centro de Detenção Provisória e os pontos de leitura instalados das fábricas.
“São propostas que dão a dimensão humana às pessoas, apontando perspectivas de vida”, comentou. “Essa é uma das dimensões do Sindicato Cidadão”.
Em Ribeirão Pires, o ponto de leitura será instalado na Massaflex. “Foi uma reivindicação dos trabalhadores”, disse Eraldo Lucena do Nascimento, do CSE.

Pacto
Fabiano Puíba, diretor de livro e literatura do Ministério da Cultura, lembrou que o direito à leitura é um direito de cidadania e um direito humano.
Segundo ele, o estudante brasileiro ainda tem um baixo nível de compreensão da leitura, problema que irá dificultar inclusive seu processo de atualização profissional no futuro.
“Queremos um pacto nacional pela leitura. Sem formação de leitores, estamos destinados ao fracasso”, afirmou. O diretor do Ministério da Cultura informou existir atualmente 600 pontos de leitura no País e a meta é chegar a 1.500 nesta primeira etapa.
Da Redação