Marcha a Brasília: Congresso começa a debater salário mínimo
O Congresso Nacional instala nesta semana comissão mista (formada por deputados e senadores) para discutir e propor uma política de reajuste para o salário mínimo.
A decisão de criar a comissão foi tomada após encontro com representantes da 2ª Marcha do Salário Mínimo, realizada em Brasília, pela CUT e centrais sindicais.
Para o deputado Vicentinho, a comissão permitirá um amplo debate com diversos setores da sociedade como empresários, trabalhadores, centrais sindicais e governo.
“Precisamos estabelecer uma política permanente de correção do mínimo. As discussões não devem acontecer somente na época do reajuste e com base no orçamento”, ressaltou.
A comissão deverá definir como será implementada essa política, se por projeto de lei ou por norma constitucional.
O salário mínimo no governo Lula teve o seu poder de compra elevado de 1,4 para 2 cestas básicas, entre janeiro de 2003 e maio de 2005, data do último reajuste.
Segundo Vicentinho, o ganho do salário mínimo só não foi maior por causa das limitações orçamentárias impostas pelo desarranjo na economia e pela má administração pública herdada do Governo FHC.