MDIC define novas cotas de exportação para o México

Por meio da portaria 11/2012 da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, Secex, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 13, as novas cotas de exportação de veículos para o México foram definidas para o período de 19 de março de 2013 a 18 de março de 2014.

O sistema de cotas adotado por Brasil e México para evitar o desequilíbrio comercial começou em março do ano passado no redesenho do ACE 55, Acordo de Complementação Econômica, atendendo às reclamações do governo brasileiro sobre o crescente aumento do volume de veículos mexicanos que ingressavam no mercado nacional. Para o primeiro ano de vigência do acordo, que vence no próximo 17 de março, o total da cota liberado pelo governo brasileiro foi de US$ 1,4 bilhão.

Neste segundo período o total da cota estabelecida é de pouco mais de US$ 1,5 bilhão, fatiado em três partes, a exemplo do que ocorreu na primeira etapa. A primeira contempla 60% do valor, o equivalente a US$ 936 milhões, e será dividida de forma proporcional, considerando o volume exportado pelas empresas nos últimos três anos.

Dos US$ 936 milhões, a Volkswagen terá direito a desfrutar da maior parcela, 47,7%, o equivalente a US$ 447 milhões. A Renault tem agora a segunda maior fatia, US$ 120,9 milhões, 12,9% do total. A Honda vem logo atrás com US$ 119,8 milhões, ou 12,8%.

Já Ford perdeu importante fatia com relação ao primeiro período, passando de US$ 147 milhões para US$ 109,5 milhões, equivalentes a 11,7%. No sentido contrário a General Motors ganhou parcela, partindo de US$ 89 milhões para US$ 103,8 milhões, 11%. A MAN tem agora US$ 14,8 milhões, ou 1,5%, seguida pela Peugeot-Citroën com US$ 9,7 milhões, equivalente a 1%.

Outra parcela, de 20%, cerca de US$ 312 milhões, será repartida de forma igualitária para todas as empresas que já exportavam seus modelos para o México nos últimos três anos, garantindo adicional de US$ 39 milhões a cada uma dessas empresas.

Os 20% restantes corresponderão à reserva técnica planejada pelo governo brasileiro para atender às novas empresas que desejem exportar veículos para o México.

Os veículos que superarem cada uma das cotas terão de pagar valores mais altos estabelecidos no acordo feito pelos dois países.

 

Da Agência AutoData