Mesmo com Carnaval vendas de veículos avançam 9% na primeira quinzena
Nos onze primeiros dias úteis de fevereiro foram emplacados 97 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus. Os dados, preliminares do Renavam, englobam os registros até a quarta-feira de Cinzas, 18, e representam crescimento de 9% sobre a primeira metade de fevereiro do ano passado, período sem o reflexo do Carnaval.
Com relação a janeiro o avanço foi de 11%. A média diária, que no primeiro mês do ano foi de quase 8 mil unidades, subiu para 8,8 mil licenciamentos/dia. No ano passado o feriado do Carnaval foi no início de março. Ou seja, o avanço na primeira quinzena do mês foi registrado mesmo diante do período em que as vendas costumam desacelerar, porque os consumidores viajam ou celebram as festas.
Relatório divulgado pela Bright Consulting na segunda-feira, 16, contabilizando os primeiros dez dias úteis, aponta que as vendas diretas ganharam peso, mas os emplacamentos via showroom ainda são majoritários. Para a consultoria este comportamento é esperado pela sazonalidade. A Fiat Strada lidera o mercado, com 5,8 mil emplacamentos. Volkswagen Polo, com 4,3 mil, e Fiat Argo, com 3,4 mil, completam o pódio.
Destaque para o BYD Dolphin Mini, 2,3 mil registros e presença no Top 10 da primeira quinzena. A Fiat lidera dentre as marcas, com 21,3 mil unidades licenciadas, seguida por Volkswagen, com 16,4 mil, e Hyundai, 7,8 mil. A Chevrolet ficou fora do pódio da primeira metade de fevereiro.
Da AutoData