Metalúrgico do ABC é o novo presidente da FEM-CUT
Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão (foto), CSE na Volks, em São Bernardo, é o novo presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, eleito na quarta-feira, dia 18, durante o 7º Congresso da Federação, em Campinas.
A companheira Andrea Ferreira de Souza, na Secretaria da Mulher; e os diretores Daniel Bispo Calazans, na Secretaria de Política Sindical, e Edivaldo José de Moura, o Pula-Pula, na Secretaria de Políticas Sociais também estão na nova Diretoria que assumiu o mandato até 2019. (Saiba mais no quadro ao lado e confira todos os integrantes abaixo)
Nascido na cidade de São João do Pau D’Alho, no interior paulista, Luizão é trabalhador na montadora há 31 anos e foi eleito pela primeira vez como cipeiro em 1988.
Ele destacou a renovação de 75% dos quadros da entidade como um estímulo para os mais jovens.
“A nova Diretoria da FEM-CUT apresenta algo extremamente positivo, porque oxigena a entidade com novas ideias e mostra uma vitalidade na geração de novos dirigentes”, disse.
Segundo Luizão, a Federação estará empenhada, no novo mandato, em pressionar o governo do Estado de São Paulo a incentivar a indústria paulista.
“É fundamental entregar uma pauta ao governador de São Paulo e cobrar que sejam adotadas políticas de estímulo ao desenvolvimento do parque industrial, que além de preservar possa gerar empregos de qualidade”, defendeu.
“Temos condições de fazer uma atuação política mais próxima dos nossos sindicatos filiados, valorizando de forma efetiva suas ações”, completou.
Biro-Biro deixa legado de ampliação de CSEs Pelo Estado
O ex-presidente da Federação Estadual da CUT, a FEM-CUT, Valmir Marques da Silva, o Biro-Biro, que encerrou o mandato com a posse da nova Diretoria, na quarta-feira, dia 18, fez um balanço das ações do último período à frente da entidade.
“Conseguimos ampliar os Comitês Sindicais de Empresa, os CSEs nas bases dos sindicatos metalúrgicos. Além do ABC, Sorocaba, Taubaté, São Carlos e Salto, também adotam este modelo de representação dos trabalhadores no chão de fábrica Pindamonhangaba e Itu”, afirmou Biro-Biro.
O fortalecimento do patrimônio da Federação ao longo do mandato que está se encerrando também foi destacado pelo ex-secretário de Finanças e Administração, José Paulo da Silva Nogueira.
“Compramos a nossa sede, a ampliamos e reformamos. Também adquirimos um caminhão de som para fazer as lutas e estamos terminando a obra grandiosa da nossa colônia de férias, que é uma antiga reivindicação da categoria”, disse.
O secretário de Política Sindical, Valdenilson Alves de Lira, que também está deixando a FEM-CUT, lembrou conquistas importantes para os metalúrgicos no Estado.
“Trazer os Sindicatos dos Metalúrgicos de São Carlos e de Mogi Guaçu para a base da Federação fortaleceu ainda mais a nossa luta e tenho a honra de ter participado deste processo”, concluiu Lira.
Representação do ABC na FEM-CUT
“No próximo mandato, nossa missão será compartilhar o aprendizado que adquirimos durante as reuniões itinerantes, com as trabalhadoras no chão de fábrica”, Andrea Ferreira de Souza, secretária da Mulher reeleita
“A responsabilidade é muito grande por substituir um companheiro tão valoroso como o Lira e porque toda tarefa que o Sindicato nos confere deve ser cumprida à altura da nossa categoria”, Daniel Bispo Calazans, secretário de Política Sindical
“Fortalecer políticas sociais que dialoguem com o debate sobre a questão racial, as ações afirmativas para mulheres, jovens, deficientes e LGBT é um instrumento importante para combater a discriminação”, Edivaldo José de Moura, o Pula-Pula, secretário de Políticas Sociais
Conheça os integrantes da nova diretoria da FEM-CUT – Mandato 2015-2019
Executiva
Luiz Carlos da Silva Dias (ABC)
Presidente
Renato Pereira Novaes (Matão)
Vice-presidente
Agenor Aparecido da Silva (Salto)
1º Vice-presidente
Adilson Faustino (Sorocaba)
Secretário-geral
Valdeci Henrique da Silva (Sorocaba)
1º Secretário-geral
Milson Antunes Pereira (Taubaté)
Secretário de Administração e Finanças
Paulo Sérgio Frigiere (Araraquarara)
1º Secretário de Administração e Finanças
Ederclei Moreira da Silva (Itu)
Secretário de Comunicação
Érick Pereira da Silva (São Carlos)
Secretário de Formação
Otávio Batista de Macedo (Taubaté)
Secretário de Organização
Daniel Bispo Calazans (ABC)
Secretário de Política Sindical
Edivaldo José de Moura, o Pula-Pula (ABC)
Secretário de Políticas Sociais
Marcelo Bitencourt Nogueira (Pindamonhangaba)
Secretário de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente
Gláucia Letícia dos Santos (Taubaté)
Secretária da Juventude
Andrea Ferreira de Souza (ABC)
Secretária da Mulher
Joildes Ferreira da Silva (Cajamar)
Diretor Executivo
Suplentes da Executiva: Vanderlei Tavares de Menezes (Monte Alto), Cândido Augusto Gonçalves (Bauru), Liliane Cristina de Souza (Oposição de SJC), Graziela Rodrigues Cardoso (Taubaté), Antônio Gabriel Alves de Oliveira (Mogi Guaçu), Francisco Paulo Costa Silva (Oposição Limeira), Kelly Carmo da Silva (Sorocaba), Claudineia Leonardi (Itu), Aparecido Ribeiro de Almeida (Itaquaquecetuba), José Carlos dos Santos (Pindamonhangaba).
Conselho Fiscal: Kelly Cristina de Andrade (São Carlos), Antônio Luiz (Matão), Maria Auxiliadora (Pindamonhangaba).
Suplentes do Conselho Fiscal: Natália Aparecida Silva (Oposição de SJC), Edison Cardoso de Sá (Oposição de Jaguariúna), Anderson das Neves (Oposição Sertãozinho).
Da Redação